Em cada etapa desenvolvimental a criança é confrontada com diversos desafios que promovem a sua aprendizagem e aquisição de competências. No entanto, por vezes, por fatores internos e externos, a criança apresenta mais dificuldades nas suas conquistas e não adquire as competências necessárias para iniciar novas etapas de desenvolvimento.
Neste casos, importa que os adultos mais próximos da criança identifiquem estas dificuldades e as entendam como uma limitação ao seu processo de desenvolvimento e que poderá beneficiar de ajuda especializada.
Exemplos de alguma dificuldades observadas ao logo do desenvolvimento infantil: ansiedade (social, de separação, mutismo, etc.), fobias e medos, terrores noturnos e pesadelos, depressão infantil, perturbações de eliminação, perturbações de oposição, dificuldades de adaptação a novos contextos ou situações (morte, divórcio, integração na escola, etc.)
A adolescência é a fase de transição entre a infância e a vida adulta e, se tem um filho/a adolescente sabe bem o que é viver com dúvidas e angústias que por vezes são difíceis de ultrapassar.
Este tipo de consulta pretende apoiar os adolescentes e a sua família a lidar com as diversas problemáticas que podem surgir nesta fase de desenvolvimento, tais como: conhecer-se a si próprio/a, adotar um papel sexual, conseguir autonomia perante a família, potenciar o seu desenvolvimento de carreira, bem como promover relações interpessoais.
Situações de vulnerabilidade emocional, como ansiedade, depressão, baixa autoestima e/ou situações de risco, tais como absentismo escolar, violência, consumos de substâncias (álcool, drogas e tabaco) ou dependência de ecrãs/videojogos são exemplos de situações em que esta consulta também poderá ajudar.
A idade adulta é um período do desenvolvimento humano exigente ao nível da autonomia e responsabilidade sobre várias dimensões da vida (pessoal, familiar, profissional e social). A transformação do modelo social que temos assistido tem vindo a provocar alterações, por vezes desconcertantes, ao nível dos valores pessoais e familiares e ao nível da estabilidade profissional, que podem desorganizar a estrutura de vida, com natural impacto na saúde mental e no bem-estar.
Este tipo de consulta pretende intervir ao nível das perturbações mentais e emocionais durante a idade adulta, de que são exemplo: depressão (angústia), ansiedade, ataques de pânico, fobias e medo, perturbações do sono, perturbação obsessivo-compulsiva, bem como alterações do comportamento.
Também as áreas de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento poderão ser alvo de intervenção neste tipo de consulta.