HIPNOSE CLÍNICA
HIPNOSE CLÍNICA
A Hipnose é uma técnica de intervenção que através da indução de um estado profundo de foco (transe), se regista um aumento de atividade na troca de informação entre o consciente e o subconsciente, deste modo será permite que a pessoa aceda a conteúdos internos que em estado de vigila demoraria mais tempo a compreender e a integrar, potenciando assim uma maior e melhor consciência de si.
A Hipnose Clínica ou Hipnoterapia é a aplicação de técnicas de hipnose para fins terapêuticos, onde experimentamos o transe e podemos aceder à informação guardada no nosso subconsciente e alterá-la. A Hipnose Clínica foca-se em explorar e tratar a causa do problema e não apenas o sintoma, com resultados rápidos e tendencialmente permanentes.
“A Hipnose é uma das técnicas e ferramentas de intervenção das quais a Psicologia se pode socorrer, para trabalhar as emoções, os conflitos internos e o inconsciente do cliente. Corresponde a um procedimento durante o qual o Psicólogo sugere que o sujeito experimente mudanças de sensações, perceções, pensamentos e comportamentos através de um processo de indução. O sujeito permanece num estado alternativo de consciência, mas acordado e com controlo de si próprio.” (Parecer sobre Hipnose, OPP, 2014).
Quais são as indicações clínicas da hipnoterapia?
Depressão; Ansiedade; Ataques de Pânico; Medos e Fobias; Timidez e Fobia Social; Perturbações do Sono; Perturbações Alimentares; Autoestima; Apoio em processos de perda de peso ou mudança de hábitos alimentares; Gestão de Stress; Controlo/diminuição da dor; Cessação Tabágica; Entre outros.
Quem pode beneficiar da hipnoterapia?
Todas as pessoas podem beneficiar deste tipo de tratamento, desde crianças a adultos. No entanto, durante a sessão de avaliação e diagnóstico realizada poderá ser ou não aconselhado, em função do quadro clínico apresentando, bem como das caraterísticas individuais de cada um.
Pessoas com doença mental, cuja perceção da realidade esteja comprometida, não deverão beneficiar deste tipo de tratamento.
PORQUE DEVO ESCOLHER UM PSICÓLOGO PARA REALIZAR SESSÕES DE PSICOTERAPIA?
"A hipnose faz parte do perfil de competências profissionais dos psicólogos e dos atos que podem realizar enquanto psicólogos. Para além disso, apenas deve ser realizada por profissionais com formação específica para tal (...), fica clara a importância e a necessidade de uma formação de base específica em Psicologia para compreender, avaliar e intervir no comportamento humano através da hipnose.
A prática da psicologia e a prestação de serviços psicológicos, onde se incluiu a Hipnose, por Profissionais de Saúde não qualificados, coloca uma ameaça à saúde pública, assim como à segurança e ao bem-estar, população (...)". (Parecer sobre Hipnose, OPP, 2014).